Sejam Bem Vindos, queridos leitores!!!

Venham conhecer um pouco da artista mulher, que foi e sempre será a pintora mais importante do Brasil, Tarsila do Amaral.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Atelier (Oswald de Andrade - 1925).


Atelier (Oswald de Andrade)

Caipirinha vestida de Poiret
A preguiça paulista reside nos teus olhos
Que não viram Paris nem Piccadilly
Nem as exclamações dos homens
Em Sevilha
À tua passagem entre brincos
Locomotivas e bichos nacionais
Geometrizam as atmosferas nítidas
Congonhas descora sobre o pálio
Das procissões de Minas
A verdura no azul klaxon
Cortada
Sobre a poeira vermelha
Arranha-céus
Fordes
Viadutos
Um cheiro de café
No silêncio emoldurado

O poema "Atelier" de Oswald de Andrade para Tarsila, publicado em "Pau-Brasil", em 1925.
GOTLIB, Nádia Battella. Tarsila do Amaral, a modernista.2. ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2000. p. 109.

Após ler este poema, refletir sobre Tarsila nesta época, pesquise a imagem pictórica que se relaciona com este poema. Depois, poste um comentário sobre o poema e sobre a imagem pictórica (A Caipirinha).

26 comentários:

Unknown disse...

A tela retrata o lado "campo" (caipira) da Tarsila do Amaral e sua simplicidade, enquando Oswald de Andrade retrata uma caipirinha estilizada(elegante)......moderna.

(Cristian, n°:05, 3°B

Anônimo disse...

A obra A caipirinha tenta mostrar a o lado da tarsila em que ela esta inserida no contexto cipira, ja o poema de Oswald de Andrade relata a inserçao dessa "caipirinha" no meio urbano, tentando poetizar sua beleza e resaltar o fato de que, sua "musa" nao esqueceu seus principios e suas raizes.

( Luan Felipe de Castro, 3º ano "B" Colegio Estadual Jardim Porto alegre Toledo/ PR

Anônimo disse...

No poema "Atelier", Oswald de Andrade retrata a tela de Tarsila do Amaral "Caipirinha" fazendo uma alusão com a própria autora. Além de tudo, o poema pode ser considerado uma declaração de amor a interlocutora - amada- com os pronomes teus (olhos) e tua (passagem), rompendo com a ótica masculina que focaliza a mulher predominante como um corpo para ser visto e desejado, aqui, o poeta pinta com palavars a pintora-amada e sua pintura.

Gabriela Maldaner - 3° B

jean disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

muito bom seu comentario gabriela

Anônimo disse...

Tarsila, em sua tela ''a caipirinha'' busca retratar uma mulher que vive no campo realiza suas atividades no campo. Já Oswald de Andrade retrata uma '' caipirinha'' vivendo em um meio diferente do retratado na tela de Tarsila, ele busca retratar na sua Poesia uma caipira vivendo na cidade, ao redor de viadutos, aranha-céus etc, enfim a unica relação que existe entre as duas obras é a tematica utilizada nas duas .
Marcos Nodari *--*

Anônimo disse...

A tela a caipirinha retrata a moça simples do campo, como a Tarsila era na sua infancia quando morava no campo no interior de São Paulo. Já a poesia de Oswald de Andrade retrata a vida moderna de Tarsila, Tarsila morou na Europa e mesmo assim nao deixou as tradições de lado e continuou sendo a mesma Tarsila que morava no Brasil e continuou sendo a caipirinha. ;**
PAZ !
Eduardo Souza =)

Anônimo disse...

abito ? HASUAHSUASH profe é Habito (y)

jean disse...

biiizááá!

Anônimo disse...

No poema "Atelier", Oswald de Andrade pinta um retrato de Tarsila do Amaral. A primeira palavra do poema - caipirinha - alude a um quadro de Tarsila: Caipirinha de (1923), A primeira estrofe por exemplo faz referência a dados biográficos de Tarsila: nasceu em Capivari, cidade do interior de São Paulo, em Paris, vestia-se com o costureiro Paul Poiret. No poema, ele fala da "preguiça" com que Tarsila pintava. Piccadilly (bairro de Londres) e Sevilha (cidade da Espanha) são lugares por onde Tarsila viajou. Oswald de Andrade fala das cores vivas de sua pintura, azul klaxon, isto é, vivo, "berrante". Ele enfoca também a vida urbana, o progresso de São Paulo por exemplo. Além de retrato, o poema "Atelier" é uma declaração de amor: o poeta se dirige a amada. Ele pinta com palavras a pintora-amada e sua pintura. LEÍSA NODARI 3°B

jean disse...

Na tela de Tarsila do Amaral a capirinha se mostra uma moça simples, quem mora no campo e veste roupas simples, ja no poema de Oswald de Andrade ele retrata em suas palavras, uma caipirinha moderna que mora na cidade e tem habitos muito diferentes da caipirinha do campo.

Nome: Jeancarlo Giacomini
Série: 3º B

Anônimo disse...

Esse video da Tarsila nos mostra quem foi a glamurosa Pintora brasileira, mesmo indo morar fora do país Tarsila nao deixou suas origens.
Tarsila revolucionou a pintura,usando suas cores caipiras

Paz !
Eduardo

Anônimo disse...

Na pintura de Tarsila sobre "a caipirinha", tenta focar a caipirinha do campo, onde seus trajes e a paisagem mostra uma moça do sítio, simples e sem muita experiência fora do meio rural.
Já no poema de Oswald de Andrade, o mesmo relata uma "caipirinha" do meio urbano, com maior modernidade e em lugares onde jamais imaginava estar, em meio a arranha-céus viadutos e outros lugares. Guilherme - vulgo piskuila! (:

Anônimo disse...

Na obra atelier (oswald de andrade) fala sobre os seus aspectos de como ele ve Tarsila no modernismo, e suas obras expostas. Ja na obra a caipirinha retrata sua infância no campo, na fazenda são Bernardo.


Nome: Gabriel Vinicius
Série: 3°B

Anônimo disse...

No poema é retratada uma caipirinha que tem uma vida sofisticada;revela dados pessoais de Tarsila tais como o que veste e por onde passou.
Na obra fica visível que Tarsila gostava de usar cores tipicamente brasileiras(fortes) e formas,lugares que lembram muito o Brasil.
Alana Preussler - 3° B.

Anônimo disse...

Grande poesia, nela podemos ver que nada acontece por acaso, e sim que tudo dependo da flexibilidade do rabo da lagartixa, porem eu nâo concordo, nem discordo do poema, bem pelo contrario. Bjs

Anônimo disse...

Poemas bem escritos são a inpiração de pessoas que apreciam arte. Essa é uma obra de muito bom gosto. Oswaldo de Andrade é genial, e "retribuir" a homenagem de alguem como Tarsila, é uma honra para poucos!
Eduardo Bettega 3º B

Anônimo disse...

Tanto na poesia de Oswald de Andrade quanto na pintura de Tarsila do Amaral, ambos retratam uma moça do campo "A caipirinha" que esta fora do seu meio abitual, a vida de Tarsila no campo na sua infância...



( André Gustavo Lunkes Vian, N° 04, 3°B )

Anônimo disse...

Na tela a Caipirinha, Tarsila do Amaral retrata com toda sua simplicidade, uma mulher caipira que tem uma vida sofisticada, elegante, moderna, enquanto no poema de Oswald de Andrade e a inserção dessa caipirinha no meio urbano. No poema, ele retrata Tarsila vivendo na cidade grande, completamente diferente do que ela era acostumada ao campo. O poema de Oswald pode também se considerar uma declaração para Tarcila. Pois ele se dirige para a amada.

Bruno Bourscheidt
3° 'B'

Anônimo disse...

O poema de Oswald de Andrade retrata sobre sua amada Tarsila do Amaral, que desde a infância sempre gostou do sítio. Além disso, o poeta classifica Tarsila como uma mulher moderna, porém com traços de caipira. Nos olhos há a expressão de preguiça de paulista. Retrata por onde e pelo o que ela passou de sofisticado, como arranha-céus, os primeiros carros da época, viadutos, outros países. Mas não deixa de mostrar, dentro de todas as estrofes, que ela nasceu no sítio e sempre amou.

Nathyelly Laguna Abreu 3ºB

Anônimo disse...

Ao analisar as duas obras(o poema de O.A. e a imagem de Tarsila), vejo que as elas tem laços em comum, Oawald de Andrade revela fatos de Tarsila em sua vida urbana, como ela era e por onde passava
Ja na imagem de Tarsila, mostra uma caipira vaidosa, no campo( ambos mostram a vida de Tarsila em epocas diferentes ... e assim Oswald de Andrade revela seu amor e sua atenção por ela.
(ANA CAROLINA 3º B JPA)

Anônimo disse...

Tarsila do Amaral foi uma modernista: pintou o Brasil, desrespeitou normas clássicas da pintura tradicional e encheu suas telas de cores, muitas cores. Tarsila conseguiu traduzir em cores vibrantes todas as sombras de um país.
A artista não traz apenas a beleza exemplar brasileira, mas ao contrário, denota suas silhuetas e contornos mais obscuros e, talvez por isso, mais interessantes.
Seus tons, de intensidade e força absurdas, são reminiscências de infância da pintora nascida em Capivari, interior de São Paulo. Desde então, Tarsila adota de forma quase que rebelde e contestadora, cada colorido excessivo para, assim, melhor representar um país-aquarela.

Anônimo disse...

Essa poesia é praticamente uma biografia sobre Tarsila, feita de um modo amoroso e delicado, na visão de Oswald de Andrade. A primeira palavra do poema, é referente ao quadro que ela pintou A caipirinha. A primeira estrofe mostra ela vestida com estilistas famosos e também que viajou pela Europa.
Na segunda estrofe traz caracteristicas de Tarsila (seus brincos), das suas obras que retratam bichos e natureza dentro de formas geométricas. As cores de suas tela que são uma de suas marcas registradas: O azul vivo "berrante", o verde e o vermelho.
E no último verso é o progresso de São Paulo, seus arranha-céus,etc.Além disso a transformação de Tarsila como uma menina do campo em uma mulher moderna, que traz a inovação para o Brasil e conseguiu fazer esse Movimento Tomar conta.

Sara 3 B 2011

Anônimo disse...

O poema A Caipirinha de Oswald de Andrade fala sobre Tarsila do Amaral, que na época era sua mulher. Nele retratra a simplicidade de Tarsila na cidade grande, no meio urbano, mas que passou sua infância inteira vivendo no sítio, que por sinal era temas de suas obras. Tarsila teve que se acustumar com essa vida mais turbulenta, mas nunca se esqueceu da vida simples.
Julia Gabriela Gato.

Anônimo disse...

Esse poesia demonstra como a Tarsila empregava as palavras em suas obras. Era uma poeta que tinha um linguajar sofisticado e inovadouro ...



Geovane C. Correa 3ºB JPA

Anônimo disse...

Muito interessante as obras da Tarsila, ela utiliza de cores fortes que chamam a atenção das pessoas. Mesmo tendo vivido um bom tempo na Europa retratava em suas obras o Brasil, principalmente temas do campo, de fazendas, já que ela viveu quase toda sua infância em uma. Ela retrata tambem fatos que presenciou que lhe chamou a atenção como os quadros Religião e Operários.